segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como bom historiador, formado com muita honra em Santiago, democraticamente um recorte de meus arquivos.


Sábado, Janeiro 07, 2012


Mudando

Existem certos crápulas na sociedade santiaguense que não suportam conviver com as diferenças. Para eles, a imprensa tem que ser imparcial e exigem submissão política das pessoas às suas vontades. Ser imparcial para eles é servir de submissos a si. Eu não sou imparcial. Sou parcial, sempre defendi a parcialidade. Posso apresentar textos meus escritos há mais de 20 anos onde eu não só defendo a parcialidade, como demonstro - com instrumentais ideológicos - que sequer existe, a rigor,  imparcialidade

Existe um bando de medíocres na sociedade santiaguense, que a cada eleição, surge ameaçando às pessoas que vivem dignamente, tratando como se uma relação de trabalho com o poder público fosse um crime.
Há dias,  estou sendo provocado com e-mails anônimos, postagens anônimas e comentários que surgem dentro da câmara de vereadores.  Existe gente fazendo jogo duplo e eu já percebi bem isso, portanto, não estranhem meu afastamento de certas pessoas. Fico muito triste, pois é terrível descobrir que a mão amiga que te cumprimenta, é a mesma  mão que te apunhala quando ausente dos círculos sociais.
Eu sei quem é quem, sei que mente, sei quem joga, sei quem é cínico e sei quem são e quem foram meus amigos. E sei tanto na esfera pública quanto na URI e em todos os lugares por onde passei.  
Às vezes, por elegância, finjo-me de tolo, mas estou bem percebendo as armações, os jogos e às traições.
Em face da construção de minha família, já tinha tomado a decisão de me afastar, tanto quanto possível e pautatinamente, da vida política de Santiago e cheguei, dias atrás, a comunicar isso ao meu amigo Júlio Ruivo. Como eu sei sobre os valores publicitários pagos em Porto Alegre e região, vivo contrariado com a pouca proporção dos valores de mercado aqui em Santiago, tanto na iniciativa privada quanto do poder público, seja da prefeitura de Santiago, Jaguari, Capão do Cipó, São Vicente do Sul, Bossoroca, Unistalda, para ficar nessas com as quais tenho ou tive relações comerciais.
Há dias, eu a Lizi, compramos eletrodomésticos, mobília, pratos, talheres, ... enfim, nos preparamos para a montagem de uma outra casa em Porto Alegre, a exemplo do que fizemos em Erechim, durante o mestrado da Eliziane, em 2009/2010. Nossos dias, afora termos curtido intensamente a Nina, foram de preocupações com despesas, novas frentes de trabalhos, compras, mudanças, essas coisas. Infelizmente, as pessoas mais medíocres de Santiago, recalcadas com o passado, sem condições de seguirem adiante em suas vidas, abriram uma guerra inútil contra minha pessoa, como se eu personalizasse o epicentro de suas frustrações e ao invés de descontarem nos verdadeiros causadores, preferem descontar em mim suas frustrações e recalques.
Repito, abonino o jogo duplo de um grupo que está só usando às pessoas, metendo pilha e insuflando os outros a dizerem o que não têm coragem de pronunciar.
Quanto a mim, sou apenas uma pessoa pobre, despossuida,  que usa a escrita como forma de vida ... e há alguns anos faço isso. Não tenho pretensões maiores, exceto ter uma vida digna, proteger minha família e dar amor a minha filhinha.
Até então, até essa postagem, mantive um obsequioso silêncio acerca de pessoas como Bianchini, Guilherme Bonotto e esse grupo ex-pp e pp que se funde - agora - num misto que eu sei compreender.
Eu sei ler o que é e o que aparenta ser.
Está em curso um jogo sujo sem precedentes dentro de Santiago. Trairagens e coptações como nunca se viram. Anotem. Conforta-me apenas em saber que outros colegas de imprensa estão vivendo os mesmos transtornos.
Ademais, entendia até esse momento, que esse conflito e essa confusa miscigenação de grupos e interesses, puramente fisiológica, sem fundo ideológico sério, não me dizia respeito e mesmo o dia em que recebi a gravação de um empresário afirmando que apenas participou de uma licitação para legitimar outro concorrente, fiquei quieto e não quis ver o circo pegar fogo. Aliás, se fosse divulgar 10% de tudo o que recebo, teria lenha suficiente para uma grande fogueira social.
Não estava fugindo do exercício de minha cidadania, apenas estava (e estou) em desconforto ante empreender uma luta e ver seu retorno sempre minguado, quase nos limites do absurdo e da mediocridade.

Mudei!!! 
Nessa noite, recebi mais uma postagem anônima, suja, nojenta, postada no blog da Eliziane. Há alguns anos atrás, fechei meu blog para quaisquer comentários, justamente para evitar dissabores.
Nos últimos dias, sem razão aparente, diariamente, recebo e-mails anônimos, postagens anônimas ... sinceramente, estou tendo dificuldades de entender tantos ataques gratuitos. A covardia é uma doença e abomino pessoas sem caráter que externam suas opiniões de forma apócrifa, por isso mesmo dispenso tais comentários.
Sei bem que essas campanhas orquestradas visam gerar um processo de desestabilização e jogar umas pessoas contra as outras. Não tenho a menor dúvida de quem está fomentando tudo isso. 
O curioso nisso tudo, é que nunca estive tão afastado do centro das decisões em nossa cidade; vivo isolado, quieto e cuidando de minha família - em especial - de minha filhinha. Quanto a confraternização a que a anônima se refere, eu fui convidado, tanto pelo Conselheiro Marco Peixoto, quanto por seu filho, Vereador Marcos Peixoto. Apenas não fui devido a um incidente com a Nina, que caiu e cortou a língua, momentos antes do evento. 
Por fim, quero dizer a essas pessoas: não percam seus tempos, tenham um pouco de honra e de caráter, se quiserem que eu fique em Santiago, eu fico, e vamos para o confronto aberto, sem problemas. O que me difere de vocês é que eu assumo tudo o que escrevo, por trás da minha escrita tem um responsável ... e não tenho e nunca tive medo ... de quem quer que seja. Às vezes, apenas, entendo certas pessoas e seus atos e por isso mesmo, por entender e respeitar, é que fico quieto. 
Deus deu-me uma família maravilhosa e vivo intensamente doces momentos na minha vida ... Deus deu-me o que - para mim - tem valor, realmente, minha filhinha é um exemplo vivo disso. 


19 comentários :

  1. É um texto digno de um prêmio Nobel!
    Emocionante também. Quase fui às lágrimas. Fato!
    Pena que seja apócrifo. Pensei inexistir pessoa tão perfeita. À princípio pensei tratar-se de Jesus. Iluminado. Transparente. Dadivoso. Completo. Perfeito.
    Mais ao final da leitura, ao citar uma filha percebi que não era Jesus Cristo.
    Entretanto continuo a não acreditar que exista ser tão perfeito convivendo em nosso meio.
    Diga-me quem é esta raridade. Este probo. Este líder repleto de luz!
    O carancho#

    ResponderExcluir
  2. Vai a merda O merdancho#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é v. platas.

      Deixe de ser ridículo. Tente manter o nível, se é que tem algum!
      O carancho#

      Excluir
  3. O tide lima é mesmo um falastrão.Não passa de um mentiroso e inventador de boatos.Quer que agente acredite que tem maldade em um texto lindo desses.Esse blog do Tide fede a armação petralha mensaleira.

    ResponderExcluir
  4. O Prates é ótimo e você tem ciúmes dele.Isso é inveja.Desce da sua Dakotinha tide lima e cresce menino mentiroso.Sua pose não me engana.Você não gosta do Prates por que ele é honesto.Petista odeia gente honesta.Você não passa de um recalcado e fã nº 1 do Prates.Você sofre de transtorno compulsivo.Você prescisa citar o nome do Prates para ficar feliz.Freud explica kkkkkkk.O gramado do vizinho é sempre mais verde.Vai fazer um tratamento vai.Essa sua obsessão pelo Prates é estúpida.

    ResponderExcluir
  5. o tide lima é mentiro.Santiago precisa evoluir.Julio Cesar de Lima Prates será o novo prefeito de Santiago.Esperem pra ver.

    ResponderExcluir
  6. Concordo.O Prates prefeito teria poder para cassar ou não o alvará daquele buteco do tide?Naquele local ele escreve mentiras pro blog dle.

    Não adianta tide lima.O Prates já desmascarou você.O Prates é o melhor jornalista de Santiago e ninguem pode dizer o contrario.Santiago ama o Prates.Só o tide que não gosta.Isso é porque ele tem ciúme do Prates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De jornalista o Prates tem muito pouco! ele é um verdadeiro mercenário sustentado com dinheiro público! Por favor pessoal, não menosprezem a profissão!

      Excluir
  7. Isso mesmo.Tide sonha em ser igual ao Prates.Se existisse bonequinho e revistinha em quadrinhos com a imagem do Prates o Tide era o maior colecionador de Santiago.

    ResponderExcluir
  8. é amor unicamente amor.o Prates é o irmão que o Tide gostaria de ter e não teve.Ele se inspira no Prates e tenta alcança-lo mas é dificil para quem fingi honra e carater.O Prates é verdadeiro.O Prates é coerente e amistoso e o melhor jornalista de Santiago.Um dia será prefeito da nossa querida cidade.

    ResponderExcluir
  9. Com todos esses elogios ao Prates, só tenho uma certeza que o mesmo lê o Blog do Tide todos os dias... Valeu Prates pelo apoio, mas você é um zero a esquerda, não adianta se auto promover no blog dos outros!

    ResponderExcluir
  10. Agora me pergunto: será que o nosso amado jornalista descobriu algum podre na administração do Capão do Cipó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem capaz! Belo acordo ele fez! em troca de publicidade e divulgação do município, uma secretaria! belo negócio!

      Excluir
    2. Não! Principalmente agora que o leite das crianças está garantido pela Prefeitura do capao.

      Excluir
    3. Acho que é exatamente o contrário... uma secretaria para o município NÃO VIRAR NOTÍCIA no tal "brog" dele.

      Excluir
  11. Tenho um Blog e gostaria de saber como faço para ganhar dinheiro público da prefeitura de Santiago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos começar assim: você sabe de alguma coisa que não deveria saber? Não? Então a administração pública não tem interesse em você, muito obrigado.

      Excluir
    2. Mas eu faço diversos trabalhos! meu currículo é ótimo! elaboro informativos, trabalho com diagramação, trabalhos fotográficos e posso anunciar festividades, datas comemorativas e muito mais em meu Blog. Até falar bem das administrações municipais.

      Excluir
  12. Po! tem coisas mais sérias para escrever.Não fiquem se putiando ai,falem de coisas sérias , o Prates é um bobalhão de marca maior,passa puchando saco de pessoas que querem aparecer na mídia para se promoverem. Quer ser prefeito? mas onde?

    ResponderExcluir